quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Intenções na capa: Parte 2


Como este blog faz parte de um projeto acadêmico dos alunos do segundo período de Publicidade e Propaganda da Faculdade do Vale do Ipojuca, e eu sendo um desses alunos, recebi a proposta de elaborar algum tipo de anúncio (no meu caso, uma capa de single) e fazer uma análise semiótica do mesmo, assim como fiz com vocês no post anterior.

    Fiz a capa da música “Cinema Italiano” que faz parte do Track List do filme/musical “Nine”. O filme conta a história de um diretor de cinema italiano decadente chamado Guido Contini que encontra nos amores de sua vida o roteiro para um filme de sucesso. O Filme conta com um enredo muito bem elaborado e com atores como Nicole Kidman, Kate Hudson, Penélope Cruz, Sophia Loren, Fergie, Daniel Day-Lewis, entre outros.
A música “Cinema Italiano” é estrelada pela atriz Kate Hudson, que além de excelente atuante é uma ótima cantora. A imagem expressa na capa que eu criei é do próprio filme.
Os primeiro signos ou elementos que observamos são, a própria atriz trajando roupas brilhantes e que valorizam suas curvas femininas e os textos indicando o nome da música e a referência em inglês ditando de onde vem a música, ou seja, da lista de músicas oficial do filme. As fontes usadas para os textos rebuscam a ideia dos anos 50 e 60 onde o cinema estava em seu auge e todo o charme das referências hollywoodianas. A atriz se encontra uma posição feminina e que dê mais imponência na atuação. Até os cabelos loiros e jogados ao vento da forma que estão, tem um significado. O penteado usado por Kate Hudson é referência à moda cinquentista das grandes atrizes cinematográficas da época e o tipo de óculos escuros em forma de olho de gato também faz apologia e essa época. A letra da música fala do glamour e da graciosidade do cinema italiano e foi este espírito que a atriz inspirou para performance dessa música que é a canção principal do filme.
Minha intenção era de passar, assim como diz a letra a música, a sensação (não sua, e sim da atriz) de ser uma estrela do cinema mais premiado do mundo, o cinema italiano. Essa mesma sensação, você (e eu também) não alcançamos ainda e como bom aluno de publicidade que sou, fiz de propósito para que mais tarde você saia desejando ser ou estar como uma estrela do cinema e ser tão imponente quanto Kate Hudson. Acertei? Comentem por favor.



0 comentários:

Postar um comentário