quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Intenções na capa


Em algum momento de nossas vidas já ouvimos que tudo tem um “porque” e um “pra que” de existir, e isso de fato é concreto, principalmente no mundo da música e da publicidade. Remetendo aos posts passados, vimos que a publicidade e a música podem sim andar perfeitamente juntas e que a imagem na música, unidas a publicidade, surtem em um efeito extremamente positivo.
Pra sabermos o “porque” e o “pra que” dos meios de divulgação e propagandas, nós usamos ferramentas que nem percebemos ou, às vezes, não sabemos que usamos. A publicidade chama o ato de analisar meios de divulgação (inclusive a música) de análise semiótica e TODOS nós somos capazes de fazer essa análise, que às vezes é quase que inconsciente e automática. Consiste em entender em três fases o que uma propaganda (ou no nosso caso, uma música e suas derivações) quer dizer. A primeira fase chama-se primeiridade e é a nossa primeira visão do que pretendemos analisar, é o imediatismo na identificação dos elementos. A segunda fase se chama secundidade, que consiste na interpretação dos elementos vistos na primeiridade. E a Terceira fase é a terceiridade, que é o entendimento do que analisamos e a partir disso podemos dizer a intenção de uma peça publicitária, letra musical, anúncio de jornal, entre outros meios de veiculação.
Como o tema trabalhado aqui é a música, escolhi fazer uma análise semiótica de uma capa de single que me chamou a atenção. Como sabemos, sempre que um cantor escolhe uma música de seus discos para comercializa-las como singles, estas merecem capas para dar maior ênfase na importância daquela música no trabalho artístico do seu autor. A capa escolhida foi a do novo single da cantora Rihanna chamado “Diamonds” que é o carro-chefe no sétimo disco de inéditas da cantora.
Rihanna é conhecida mundialmente por suas letras ousadas e estilo provocante. Ele sempre buscou mostrar um lado mais objetivo e polêmico dela mesma em suas músicas. A música “Diamonds” fala de um amor que era platônico e por algum motivo se tornou realidade e que o amor do casal citado na música Brilha intensamente como um diamante(parte do refrão da música).
A capa do single mostra elementos ou signos como as pedras de diamantes, duas mãos manuseando um papel, o nome do single e a marca de Rihanna, a letra “R”. Depois de vistos esses elementos, nossa mente começa a trabalhar no que esses signos significam. O que nos chama mais a atenção é a imagem das mãos (que são da própria Rihanna) manuseando um papel específico para fabricação de cigarros (lícitos ou ilícitos) e que ao invés de algum tipo de substância posta dentro do papel para cigarros, encontramos pedras de diamantes. Parece um pouco ilógico a primeira vista, mas analisando tudo isso em um terceiro pensamento, conseguimos identificar o sentido dessa imagem. A fonte usada no nome da música é uma fonte manual, que dá mais sutileza e requinte a imagem. É uma tipografia que tem um pouco mais de detalhes, o que dá mais ênfase no contexto da imagem.
Esta capa vem gerando muitas discursões e polêmicas por ser considerada como uma apologia ao uso de drogas e ao tabagismo. A cantora, por já ser conhecida como polêmica, não fez questão alguma de se defender ou substituir a capa por algo mais “leve”. A intenção dela, nessa capa, é totalmente semântico (abstrato/pessoal). Mostra que o amor citado na música será tão bom e “entorpecente” quanto a sensação “prazerosa” que se tem ao tragar algum tipo de droga que mexa com áreas neurológicas de um indivíduo que seja usuário.
Viram como é fácil identificar e que muitas vezes nós fazemos uma análise semiótica sem nem percebermos? Não esqueçam de comentar e até a parte 2 de “Intenções na capa”.

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